domingo, 12 de dezembro de 2010

Morfologia dos fundos oceânicos


1 Plataforma ontinental: zona aplanada ligeiramente inclinada, faz parte da costa continental e vai até aos 150m de profundidade. Estende-se, aproximadamente em 2km. Vivem na plataforma cerca de 90% das espécies marinhas incluindo as espécies que migram e as que vivem no rifte.
2 Talude Continental: zona que faz parte da crosta continental, muito inclinada (adrupta) que vai dos 150m aos 4km de profundidade wm cerca de 200m.
3 Fossa oceânica: zona de choque entre a crosta continental e crosta oceânica. A crosta oceânica por ser mais densa mergulha por baixo da crosta continental originando sismos e vulcões. Pode atingir os 12km de profundidade como na fossa das Marianas no Japão.
4 Planície Abissal: Constitui cerca de 75% dos fundos oceânicos. È uma zona aplanada.
5 Dorsais Médio-oceânicas: Grandes cadeias de montanhas que dividem os oceânos a meio. E têm aproximadamente 2km de altura por 2km de largura. A Islândia é o único local onde a dorsal aparece á superfície.
6 Rifte: Vale localizado entre as dorsais. Vulcanismo activo do tipo fissural. Responsável pela formação da crosta oceânica.

Sem comentários:

Enviar um comentário